terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Professora da EBI Sto Onofre lança livro infantil



“Decorreu no dia 13, no espaço + da Escola EBI Santo Onofre, o lançamento do livro da professora do 1º ciclo Filomena Rodrigues. 

18-02-2014 | Inês Lopes



“Piu-Piu” é o nome do primeiro livro da autora, professora há 20 anos, e conta com o trabalho de ilustração de Maria Gabriela Xavier, professora de expressão plástica, e com o trabalho da designer e paginadora Rita Gomes, que rapidamente percebeu a dinâmica que a autora queria para o livro.

O objetivo principal é que as crianças à medida que estão aprender as letras na escola, possam aperfeiçoar a sua aprendizagem com este livro.

O livro surgiu com a necessidade da professora responder aos pais dos seus alunos que perguntavam que livro poderia aconselhar para os filhos que iniciavam o 1º ano. A professora verificou que não existia no mercado um livro que correspondesse à necessidade dos encarregados de educação, uns por serem demasiado simples, outros muito complexos. “Nenhum correspondia à evolução do ensino na leitura e na escrita. As crianças não tinham um livro lhes proporcionasse leitura autónoma. As histórias começavam sempre com “Era uma vez” ou “Há muito tempo” e com palavras muito complicadas para as crianças que começam aprender as primeiras letras”, explicou Filó, como é conhecida na comunidade escolar.
A ideia do nome “Piu-Piu” surgiu por ser o primeiro texto da escritora, que começou a escrever os primeiros textos do livro em 2011. Este tem um estrutura sequencial de textos individuais com personagens apresentadas no início do livro. Temas como a reciclagem, higiene oral, alimentação e alguns valores, entre eles, o amor a e amizade, são assuntos que a escritora pretende passar para os seus leitores. Pode ser utilizado por professores, porque acompanha a forma como estes ensinam nas aulas, e pode também ser utilizado pela família, em casa.

O lançamento contou com a participação do Grupo de Teatro Pais e Filhos da EBI Sto. Onofre, que animou a plateia. Estiveram presentes os alunos da escritora, que participaram nas atividades solicitadas pela professora ao longo do evento, bem como a comunidade escolar e alguns encarregados de educação dos alunos.
O livro estará à venda através da página do Facebook da escritora.”

- See more at: http://www.jornaldascaldas.com/Professora_do_EBI_Sto_Onofre_lanca_livro_infantil#sthash.8UT3ctvZ.dpuf

Sem comentários:

Enviar um comentário