“…preparar para a criança um ambiente benéfico e rodeá-la do necessário para que suba no Espírito, educando-se a si pela força própria, pela autodisciplina da actividade espontânea em comunidades fraternas.” (Sérgio, 1954, p. 218)
segunda-feira, 3 de março de 2014
A Importância de se contar histórias infantis
"Ao entrar no universo infantil, o adulto fascina a criança. Elas adoram ouvir histórias. Ficam na expectativa de saber se a princesa de cabelos dourados vai fugir da torre. Torcem pelos irmãos que enfrentam a bruxa malvada.
Envolvem-se e encantam-se. Os pais deveriam ler sempre para os filhos.É um momento especial.A criança depara com os adultos falando com voz diferente, um brilho alterado no olhar, movimentos ou expressões faciais incomuns. A mudança no comportamento dos pais fascina os pequenos.
O resultado desse momento tão particular não poderia ser diferente: a hora do conto eterniza-se na memória.
Os pais devem valorizar essa rotina, pois contar histórias é uma forma de promover a paixão pelas histórias.
-Entoação -Nada é mais entediante para uma criança do que uma leitura monótona. A voz dramatiza a história.Mas cuidado para não exagerar.
-Ler ou contar -Tanto faz.Improvisar exige mais criatividade.Mas a leitura é também uma ótima ferramenta. Cria no filho a ideia de que as histórias moram nos livros.
-Cenário -Não é preciso muita elaboração para criar cenas. Um simples lápis que se transforma em vara de condão ou um lenço que vira uma capa mágica são capazes de encantar a criança.
-Estabeleça um momento do dia para a história, como antes de dormir. Mas não há regras,pode também contar as histórias durante as viagens de carro e também aproveita as refeições para prender a atenção das crianças.
-Não obrigue a criança a ouvir histórias quando ela não quer.
-Tente não mudar o enredo das histórias. Crianças pequenas pedem que se repita várias vezes a mesma história. Esperam determinadas partes só para confirmar que as ouviram antes. É assim que também vão compreendendo melhor o conto."
Fonte: https://www.facebook.com/pages/Fasc%C3%ADnio-pelas-hist%C3%B3rias/198812266988315
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário