domingo, 22 de setembro de 2013

Limites


Está provada a necessidade absoluta de estabelecermos e cumprirmos regras para vivermos em sociedade. E face à ideia de se crer que a liberdade total seria o paraíso, é muito interessante analisar o método utilizado por um professor para demonstrar essa necessidade. Ele deu apenas uma bola aos seus alunos e disse: "Joguem". Após uns breves minutos de euforia, foram os próprios alunos que começaram a estabelecer limites acerca do que podiam ou não fazer, pois de outra forma não conseguiam jogar.
Sabemos também que, se esses limites forem estabelecidos de forma democrática, isto é, não apenas por um professor, mas com a participação dos alunos, eles serão mais facilmente aceites e cumpridos. No entanto, apesar do esforço na aplicação de todos os princípios pedagógicos relacionados com a organização e funcionamento das aulas, são frequentes os reflexos negativos que a transgressão das regras acordadas operam na aprendizagem.
Cabe às famílias desempenhar um papel essencial nesta área, pois um modelo correto dado em casa (ou na praia, no trabalho, nas conversas, ...) traduz-se num bom exemplo a seguir na escola. O treino da capacidade de ouvir, respeitar a vez, dar o seu melhor, ajudar, colaborar ... é um treino para a vida, que infuencia muito favoravelmente as aprendizagens escolares.
Inerente a todo este processo está o reconhecimento do valor de cada criança, enquanto pessoa, e do respeito pelo seu processo de aprendizagem, razão pela qual eu assumo igualmente a responsabilidade de dar esses limites com afeto.



QUERIDO(A) ALUNO(A)
 LEMBRA-TE SEMPRE…

1.          Tu és importante.
2.          Tu és especial.
3.          Eu confio em ti.
4.          A tua opinião conta.
5.          Eu respeito-te.
6.          És um(a) vencedor(a).
7.          https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTfUBgwIBrpG5xfih4BBVNWVr9SiBNbz8o5qfE6Q20F8265Yd_GEu vou ajudar-te a conseguir!

Por isso...

Sem comentários:

Enviar um comentário